A Associação Poços Sustentável- APS e os parceiros indicados se uniram para enviar um Projeto para o Instituto Alcoa.
A Associação Bem Viver faz um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, no âmbito da proteção social básica. Ela promove a qualidade de vida das famílias, criando possibilidade de se desenvolverem com sujeito de deveres e direitos construindo valores essenciais para a sobrevivência, tais como respeito, justiça, solidariedade, cooperação e prevenção da saúde mental.
O Objetivo deste projeto que foi enviado é empoderar os alunos do contra turno escolar como agentes de mudança de suas comunidades, abordando questões de sustentabilidade socioambiental e fortalecendo o desenvolvimento sustentável do município. Neste sentido, serão feitas 15 oficinas de 6 horas com 2 ou 3 facilitadores, e as oficinas serão semanais. Haverá um evento de celebração que deve ocorrer até junho de 2025, com todos os facilitadores e educadores populares da cena nacional. As oficinas também englobam visitas de campo, rodas de conversa e vivências sobre os temas sustentáveis.
O projeto deve ter início em novembro de 2024 para que seja feito um diagnóstico inicial e a mobilização das lideranças comunitárias com a realização do planejamento dos temas das oficinas. Como objetivos específicos do projeto Meu Futuro de Presente – Educação para a Sustentabilidade Local também podemos citar: sensibilizar os alunos sobre sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); a Ampliação a compreensão dos estudantes, educadores e da comunidade sobre os ODS e sua aplicação prática; Sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e dos ODS e Fomentar o protagonismo juvenil e o engajamento cívico dos alunos.
Como Principais Resultados Esperados e Mudanças Sociais: – o Aumento da conscientização ambiental e prática de ações sustentáveis na comunidade; – o Engajamento ativo dos alunos em projetos sustentáveis; – o Fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade e – a Melhoria contínua da preservação dos recursos naturais e biodiversidade local.
Torçam para que o projeto seja aprovado! #