Espaço Sustentabilidade

Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e Associação Poços Sustentável (APS)

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) trata-se de uma Organização Não-Governamental, apartidária, fundada em maio de 2012 com objetivo de fortalecer a política nacional por meio da formação e capacitação de lideranças políticas, em prol de um país mais igualitário e democrático.

Reconhecendo que valores como ética, respeito, sustentabilidade, responsabilidade e transparência devem fazer parte do dia a dia do cidadão, a RAPS parte do princípio de que o espaço institucionalizado para a prática política deve ser um reflexo desses valores e, portanto, deve ser locus de transformações e de práticas mais justas e sustentáveis.

As denúncias de corrupção, o desencantamento das pessoas com a política, a tão propagada “crise de representatividade” vivida no século XXI e o distanciamento entre cidadãos e decisores políticos são algumas das características que evidenciam a necessidade premente de mobilizações em torno de uma nova maneira de se pensar e fazer a política, pautadas, sobretudo, em princípios republicanos.

De maneira geral os membros da Rede, alocados em três projetos distintos denominados Líderes, Jovens e Empreendedores Cívicos, se comprometem a “empreender na política”, sempre em respeito ao interesse coletivo e a partir da promoção da articulação entre partidos, sociedade civil, entidades e organizações. A RAPS não é e não será um partido político, mas tem como objetivo fomentar um diálogo muito próximo entre partidos políticos, responsáveis pela representação política, e as lideranças identificadas pela Organização, responsáveis por questionar o lugar comum que coloca representantes acima de representados.

Atualmente três membros da Associação Poços Sustentável (APS) integram a RAPS. Terezinha Couto e Yula Merola, respectivamente Diretora e membro do Conselho Administrativo da Associação, fazem parte do grupo de Emprendedores Cívicos. Mônica Sodré Pires, Associada e membro do GT Cidades Sustentáveis, integra o grupo de Líderes RAPS.

Ao longo do ano, o grupo dos Líderes contou com três encontros presenciais. No primeiro, ocorrido em março de 2013, os 39 selecionados foram recepcionados por Marcos Vinícius de Campos, Diretor Executivo da entidade, e por Guilherme Leal, presidente do Conselho Diretor. Dentre as atividades, a organização foi apresentada, os selecionados puderam trocar experiências e um termo de compromisso com os valores da instituição foi assinado por cada um dos Líderes. As palestras sobre sustentabilidade, política e sobre temas que permeiam a Rede ficaram a cargo dos cientistas políticos Claudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas, do professor José Eli da Veiga da USP, do da Universidade de São Paulo e de Oded Grejew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e membro do Conselho Diretor da RAPS.

O segundo encontro de Líderes, ocorrido em maio de 2013, foi constituído pelo primeiro modulo do Curso de Formação, no qual foram abordados temas como o resgate da política, governança, campanhas eleitorais e comunicação nos dias atuais. As palestras estiveram a cargo dos cientistas políticos Paulo Peres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Melo e Humberto Dantas, ambos do Insper, do Professor de Direito Fernando Rei da Fundação Armando Álvares Penteado, do Prof. Fernando Abrúcio da Fundação Getúlio Vargas, de Maurício Brusadin, especialista em mídas sociais e Rodrigo Lugones, especialista em comunicação.

O terceiro encontro de Líderes aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, quando teve lugar o II Módulo de Formação, ministrado pelo Professor Steve Jarding da Harvard Kennedy School. Intitulado "Formação em Campanhas Eleitorais", no encontro foram discutidos métodos, técnicas e planejamento de campanhas eleitorais e os Líderes passaram, ao longo de três dias, por um processo de imersão com exercícios que simularam aspectos teóricos e práticos envolvidos na execução de campanhas.

A Associação Poços Sustentável esteve representada também no dia 27 de julho, quando Terezinha Couto e Yula Merola estiveram presentes no Seminário de Apresentação de Empreendedores Cívicos da Rede. No encontro foram debatidas questões relativas à sustentabilidade, advocacy, controle social e mobilização social. Das discussões, nasceram propostas concretas de ação e participação política, visando à promoção da cultura política, a transparência das instituições e maior integração entre as lideranças políticas.

Em 14 de dezembro um novo encontro, integrando Líderes, Jovens e Empreendedores Cívicos, será realizado em São Paulo. Entre outras atividades os integrantes participarão de palestra ministrada pelo ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, na qual será discutida a importância e o papel dos líderes políticos diante dos desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo na busca por um desenvolvimento sustentável.

O estreito contato entre a RAPS e a Associação Poços Sustentável (APS) é de grande importância e valor para nosso município. A Associação, fundada em 2008, tem como missão a promoção da sustentabilidade, sempre em respeito à pluralidade e diversidade no interesse coletivo. A oportunidade de debater temas tão caros à vida em sociedade e de fazer parte de uma Rede na qual a política, a despeito dos espaços institucionalizados de ação, é vista como parte indissociável da vida dos cidadãos, vem ao encontro das ações implementadas e dos compromissos assumidos pela APS em Poços de Caldas. A parceria demonstra que política e sustentabilidade podem e devem caminhar juntas, com vistas à promoção de um país e um município mais justos, éticos, transparentes e com melhor qualidade de vida para todos.

Para os interessados, um novo processo de seleção para líderes políticos será aberto pela RAPS a partir de 25 de novembro e as inscrições, abertas a todos, serão realizadas exclusivamente por meio da internet.

Mais informações sobre a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) podem ser obtidas no seguinte endereço:

http://www.raps.org.br/

por Mônica Sodré Pires
21 de novembro de 2013